Projeto Final

O Projeto Final é considerado um dos instrumentos avaliativos mais importantes dete curso. Com ele, os alunos serão convidados a demonstrar as habilidades e conhecimentos obtidos durante o curso de programação. Além de proporcionar aos alunos uma experiência real de trabalho em equipe no desenvolvimento de software, a metodologia adotada no desenvolvimento deste projeto irá encurtar a curva de aprendizado em outros projetos ao longo do curso de Ciência da Computação.

Equipes

Os projetos finais deste curso deverão ser implementados em equipes de 2 a 4 integrantes. Nem mais nem menos. :) As equipes serão definidas pelos próprios alunos. Os alunos que não estiverem nas equipes formadas em data determinada durante o curso, comporão outras equipes definidas pelo professor.

Temas

Os temas dos projetos serão definidos pelas equipes. Sugere-se que o projeto seja focado para a implementação de um jogo utilizando a API PyGame, uma excelente tecnologia para a criação de jogos em Python. As equipes que não indicarem temas até a data determinada durante o curso, terão temas atribuídos pelo professor.

Página do Projeto

Os projetos devem ser hospedados no Google Code desde a criação das equipes. Sua página deve incluir/manter:

  1. Sumário que descreva o projeto.
  2. Página de downloads apresentando pelo menos 1 versão por semana. A última versão do projeto será a versão 1.0. As versões anteriores devem ter numeração inferior.
  3. Página “source” contendo todo o código do projeto com atualizações semanais.
  4. Documentação do projeto, indicando como baixar, instalar e usar o software implementado. A documentação deve também indicar as dependências de software do projeto.
  5. Página inicial contendo um vídeo (screencast), contendo audio, de apresentação do projeto. Este vídeo deve ser hospedado no YouTube e criado a partir de um programa específico para screencast como o screencast-o-matic ou o camstudio.

A entrega do projeto se dará, exclusivamente, pelo Google Code em data estipulada durante o curso. Os itens de 1 a 4 serão cobrados desde a formação das equipes, respeitando o processo de implementação do projeto. O item 5 será cobrado apenas na data de entrega do projeto.

Acompanhamento

O acompanhamento do projeto será realizado através de consultas 1 vez por semana pelo professor e pelos monitores da disciplina. Em cada consulta será avaliado/discutido:

  1. O que foi feito desde a última consulta.
  2. O que será feito para a próxima consulta.
  3. Dificuldades encontradas durante a semana de trabalho.

Uso de Código e Plágio

Os projetos podem utilizar código existente baxado da Internet. Contudo, mais de 50% do código final deve ter sido feito pela equipe. O professor e os monitores devem ser notificados do uso de código de terceiros, bem como as decisões para utilizá-lo. A origem do código usado eve ser identificada em comentários no código-fonte e as restrições de Licença devem ser respeitadas.

Ao final, os programas serão avaliados por ferramenta de detecção de clones e de plágio. Equipes para as quais detectemos código copiado não identificado terão o projeto anulado.

2 Responses to Projeto Final

  1. Daniel disse:

    Olá professor Mário Hozano, tudo bem ? vou começar o curso de ciência da computação em junho deste ano, gostaria de saber quais sãos as linguagens estudadas tipo PHP,ASP….. e também se precisa de um bom computador para um desenvolvedor de softwares ??

    Att. Daniel Rocha, abraço.

    • admin disse:

      Olá Daniel.
      Primeiramente, parabéns pela escolha do curso. Muitos desafios virão :)

      Você pode estudar qualquer linguagem de programação que servirá para seu aprendizado durante o curso. Neste, são utilizadas como ferramentas as linguagens Python, Java e C/C++. Outras linguagens e tecnologias são investigadas de forma particular em disciplinas, minicursos e projetos.

      Para trabalhar você não precisa de um super computador. Qualquer computador que rode bem o linux/windows é suficiente para o estudo.

      []s
      Mário Hozano

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>