Avaliação

Este curso utilizará diversos métodos avaliativos para compor as notas bimestrais das disciplinas envolvidas. Os métodos podem ser divididos em:

  • Provas teóricas: estas provas serão aplicadas durante as aulas de acordo com os assuntos estudados.
  • Exercícios em Laboratório: estes exercícios serão realizados no LECC, onde cada aluno deverá encontrar soluções em programação para problemas indicados.
  • Exercícios em Casa: alguns exercícios serão realizados em casa e de forma individual. Estes exercícios terão o mesmo formato dos exercícios em laboratório.
  • Projeto Final: ao final todos os alunos, organizados em equipes, deverão apresentar um projeto final que comporá a média final das disciplinas. Por ser um artefato mais complexo, recomenda-se que as equipes se organizem o mais cedo possível para iniciar à implementação deste projeto. Mais informações sobre o Projeto Final são descritas aqui.

Todos os métodos avaliativos descritos acima serão realizados sem aviso prévio. Isto irá motivar que os alunos não estudem em véspera de avaliação, mas sim de maneira contínua. :)

Como calcular a AB1 e AB2 de cada disciplina?

De acordo com a legislação da UFAL, os alunos devem ser avaliados com duas notas bimestrais (AB1 e AB2) para cada disciplina cursada. Neste curso, duas disciplinas estão relacionadas: Algoritmos e Estruturas de Dados 1 (AED1) e Laboratório de Programação 1 (LP1). O cálculo das notas bimestrais para cada disciplina será realizado os pesos descritos abaixo.

AB1 de
AED1
AB1 de
LP1
AB2 de AED1 AB2 de LP1
Média das Provas Teóricas 50% 30% 40% 20%
Média dos Exercícios em Laboratório
30% 50% 20% 40%
Média dos Exercícios em Casa
20% 20% 10% 10%
Projeto Final
 - - 30% 30%

 

Reposições

A UFAL permite que os alunos possam repor a menor nota bimestral (AB1 ou AB2) no final do semestre, caso a mesma seja inferior à 7. Este recurso deve ser utilizado, principalmente, quando os alunos não puderem comparecer às avaliações e normalmente se utiliza de uma prova escrita como reposição.

Entretanto, como este curso utiliza um esquema de avaliação contínua, as regras para a reposição serão um pouco diferentes das convencionais. Em vez de uma prova de escrita, a nota da reposição será a soma de todos os métodos avaliativos utilizado no período regular, acrescidos de novos exercícios (de laboratório e de casa) e novas funcionalidades para o projeto final definidas pelo professor na época da reposição. A idéia é que a reposição reflita o que foi passado no semestre letivo, mas também não sirva apenas como tempo adicional para a conclusão das atividades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>