Material de Estudo

Este curso possui um material de estudo principal, que contém todos os assuntos principais do plano de curso, e um material complementar, que possui informações adicionais e avançados para resolução dos exercícios e a implementação do projeto final. Este material é detalhado a seguir.

Material Principal

Este material é composto por 2 livros que abordam assuntos diferentes no decorrer do curso. O primeiro livro [1] será utilizado definindo aspectos de algoritmos, programação e a representação gráfica com diagramas de blocos. Este livro possui volumes na biblioteca do campus.

O segundo livro [2] (livro-base) será utilizado em praticamente todo o curso de Programação. Ele servirá de base para o aprendizado da disciplina utilizando a linguagem de estudo Python. Além de completo, este livro possui licença que permite divulgar suas cópias digitais em cursos como o nosso. Você pode baixá-lo (PDF ou HTML) da Internet (aqui) ou copiá-lo a partir dos CDs deixados na biblioteca do campus.

Neste momento você deve estar se perguntando: “o livro-base é em inglês?”. Sim! O livro-base é em inglês! Existem algumas cópias do livro traduzidas para o português (aqui), contudo, sugerimos fortemente que você se habitue desde já a ler material em inglês. A grande maioria do material de referência para computação está em inglês. Se você tiver que esperar que seja traduzido para o português, você sempre estará com um atraso de alguns anos em relação ao resto do mundo.

[1] MANZANO, J. A. N. G.; OLIVEIRA, J. F.. Algoritmos: Lógica para desenvolvimento de Programação de Computadores.10a. Ed. Érica. 2000.
[2] DOWNEY, A. B.. Think Python: How to Think Like a Computer Scientist. Green Tea Press. 1a ed., 2009

Material Complementar

A seguir são listados alguns links onde você pode obter mais informações para aprender a programar, principalmente em Python:

Os livros abaixo possuem volumes na biblioteca e apresentam outras linguagens de programação.

  • CORMEN, T. H. et al. Algoritmos: Teoria e prática. Campus. 2a ed., 2002.
  • EVARISTO, J.. Aprendendo a Programar – Programando em linguagem C. 2004.
  • PEREIRA, S. do L.. Estruturas de Dados Fundamentais: Conceitos e Aplicações. Érica. 8a. Edição. 2000.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>